PROJETOS

O Scrum Master em poucos parágrafos

O papel do Scrum Master em poucos parágrafos
O papel do Scrum Master em poucos parágrafos

A cada dia novas formas de gestão para projetos estão surgindo no mercado, de forma a tornar as empresas cada vez mais eficientes, conseguindo extrair um lucro cada vez maior.

Se no meio digital a velocidade de informações e de acontecimentos é absurda, o mesmo se pode observar no mundo físico, como um todo.

Isso acontece porque a cada dia que passa novas soluções são encontradas, em um tempo praticamente recorde, aumentando a competitividade entre as empresas e muitos outros detalhes.

Uma dessas soluções de gestão de projetos que tem feito um grande sucesso em todo mundo é o Scrum, que nada mais é do que um framework que busca trabalhar com gestão de projetos complexos e desafiadores,  mantendo a agilidade e eficiência.

Dentro do Scrum, há algumas figuras fundamentais que são responsáveis pelo sucesso e pelo bom funcionamento do projeto, sendo a principal delas o Scrum Master.

Ele é conhecido por ser uma das mais importantes e badaladas figuras no mundo ágil, se tornando um dos mais importantes papéis em projetos ágeis.

E é exatamente pensando nisso que trouxemos aqui algumas informações que vão ajudar você a entender melhor quem é o Scrum Master e quais são as suas funções.

Entenda quem é o Scrum Master

De maneira bem resumida e simplificada (para não estender esse post), o Scrum Master nada mais é do que uma espécie de coach para a equipe e também para o Product Owner, que são os outros dois papéis que compõem, junto com o Scrum Master, uma equipe Scrum.

Dentro do papel do Scrum Master estão contempladas uma série de responsabilidades e de funções muito importantes para um projeto.

Entre elas está a função de facilitador, já que o profissional vai funcionar como uma ponte que vai interligar o Product Owner com a equipe responsável pelo projeto, de forma a trabalhar com mecanismos que estimulem o potencial de execução dentro da equipe.

Além disso, o Scrum Master também atua como um articulador entre todas as partes envolvidas no processo de desenvolvimento de um projeto, como um treinador que busca desenvolver o potencial máximo de sua equipe para alcançar sempre os melhores resultados.

Ele também atua como um comunicador, já que participa apoiando todo o processo e gestão do projeto, sempre mantendo a comunicação clara e eficiente em todas as partes envolvidas.

Com tudo isso, o Scrum Master é uma figura estratégica dentro de projetos ágeis e é ele que vai ser o responsável por garantir que tudo o que precisa ser feito seja realizado da melhor maneira possível de acordo com as práticas do Scrum, além de ser a pessoa responsável por manter a equipe focada dentro de um objetivo.

Mais ainda, é ele quem vai desenvolver a equipe de forma a extrair sempre o máximo de potencial de todos, buscando entregar o trabalho da maneira que o cliente imaginou, visando sempre fazer a equipe entregar cada vez mais  valor.

Eai, quer ser um Scrum Master? 😉

Você pode gostar também