GESTÃO

Management 3.0 – O método ágil de gestão empresarial

Management 3.0 é um termo criado por Jürgen Appelo, um Holandês que resolveu desenvolver uma metodologia para otimizar os processos de gestão em projetos, através da criação de práticas que contribuem na organização o desenvolvimento de competências entre os colaboradores e o crescimento da estrutura empresarial.

Nesse artigo, você vai saber como surgiu o management 3.0 e como ele funciona na prática para ajudar na gestão empresarial. Confira!

Como surgiu o Management 3.0?

O objetivo do criador do método era derrubar os obstáculos no desenvolvimento de software, como percebeu que a gestão era um grande divisor de águas nesse processo, ele resolveu criar esse programa para tornar líderes e gerentes mais ágeis.

Quando as empresas aderem ao Agile, todos o envolvidos precisam aprender as novas práticas, inclusive os líderes e gerentes conferindo uma nova forma para as equipes se organizarem na hora de fazer o trabalho.

Dentro do contexto, o Management 3.0 foi desenvolvido para as empresas de TI, no entanto, outros segmentos estão adotando o conceito como uma nova abordagem de liderar equipes objetivando o treino de gerentes e líderes para promover organizações mais ágeis e colaboradores mais produtivos.

6 visões do Management 3.0

O management 3.0 é um desafiador de qualquer modelo de gestão tradicional, pois ele é formado por 6 visões. São elas:

Fote: http://jurgenappelo.com/management-30/

Fonte: http://jurgenappelo.com/management-30/

1- Energizar as pessoas

Valorizar o capital humano através de ações que as mantém motivadas e criativas para promover um trabalho mais produtivo. Nessa etapa, é essencial identificar quais são as situações que levam mais realização para cada membro da equipe.

2- Empoderar times

Incentivar a auto gestão onde os membros da equipe possam se organizar e tomar algumas decisões importantes para o prosseguimento das atividades exige o empoderamento do time. O gestor precisa confiar e motivar essa auto organização.

3- Alinhar restrições

É essencial dar a liberdade para que o time desenvolva as atividades, desde que todos os integrantes tenham um propósito claro das metas. Por isso, nessa etapa é primordial definir os limites e as regras para que haja um engajamento coletivo.

4- Desenvolvimento de competências

Um time deve trabalhar junto e todos os membros precisam ter a devida competência para conseguir atingir a meta, afinal, o trabalho é coletivo. É papel do gestor contribuir para o desenvolvimento de competências individuais e ajudar a fortalecer a equipe como um todo.

5- Crescer a estrutura

A ampliação do negócio depende do modo organizacional de trabalho das equipes, é justamente por isso que o management 3.0 tem a filosofia de incentivar o crescimento das companhias através de atividades focadas no alcance de metas e no ambiente colaborativo que deve haver uma boa comunicação.

6- Aprimoramento para melhorar sempre

A empresa deve buscar melhorias sempre, o gestor deve ter isso como objetivo de vida. Aperfeiçoar processos, times e pessoas para reduzir as falhas para tornar os métodos de trabalho cada vez mais eficientes para alcançar o sucesso.

Como o Management 3.0 funciona na prática?

Na realidade, o management 3.0 tem o objetivo de mudar a forma de atuação do líder ou gestor, para isso, ele precisa aprender novos métodos e práticas para adoção de agilidade para encarar os desafios profissionais e fazer com que a equipe gere mais resultados.

Ou seja, é preciso que gestores entendam qual é o novo papel dentro das organizações, para isso, ele poderá tirar um excelente proveito dos ensinamentos da metodologia management 3.0.

O gestor precisa ter em mente que as pessoas do seu time não devem ser gerenciadas, mas sim, o ambiente em que elas atuam. Isso quer dizer que o gestor ( líder ou gerente) deve fornecer todas as condições para que as atividades sejam realizadas da melhor maneira possível pelos colaboradores.

Estimular e varrer as dificuldades é o papel de um bom líder. Para conseguir fazer isso, o gestor precisa de ferramentas, é justamente isso que o management 3.0 oferece, uma nova abordagem de motivação para a equipe atuar dentro das condições do ambiente de trabalho para garantir a chegada nos resultados.

O management 3.0 incentiva a participação das equipes na remodelação de um ambiente favorável e ideal de trabalho. Pode-se afirmar que o profissional tem uma grande reviravolta positiva através do método conferindo o aumento de qualidade de vida através da motivação e satisfação laboral.

É o papel do gestor assegurar a motivação da sua equipe, por isso, ele precisa reconhecer a complexidade dos problemas no ambiente de trabalho e buscar uma forma criativa de melhorar o sistema de como as atividades são realizadas.

No management 3.0 o foco é justamente esse, onde o gestor permite que os membros da equipe consigam atuar de uma forma mais participativa criando uma relação mais próxima com o ambiente de trabalho capaz de gerar muito mais satisfação no que eles
estão fazendo.

Essas ações criam uma atmosfera profissional mais leve e pautada na colaboração e transparência, ideal para o desenvolvimento de um líder multidisciplinar de atuação.

Considerações finais

Agora, que você já sabe que o management 3.0 pode ajudar na gestão da sua empresa, é preciso entender que não é uma metodologia pronta como muitas já existentes por aí. Ou seja, não é um programa que pode ser implantado facilmente, pois se trata de uma forma de pensar diferente e só funciona quando colocado em prática nas ações diárias de uma organização.

Podemos dizer que é um modelo mental de gestão, cabe aos líderes e gestores entender que é preciso mudar na forma de gerenciar e ver a equipe como uma grande aliada na otimização de processos.

Por isso, o management 3.0 já e considerado por muitos especialistas o futuro da gestão empresarial, ou seja, mostra ensinamentos sobre como gerir seus funcionários de forma correta para eles dêem mais resultados. É a gestão da mudança que a sua empresa pode precisar em algum momento.

O management 3.0 pode ajudar na criação de um ambiente de trabalho mais inspirador ajudando a manter colaboradores mais engajados, satisfeitos e motivados.

Então, o que achou do management 3.0? Que tal adotar na sua empresa?

Artigo enviado pela Agência Webtrends, empresa especialista em Criação de Websites.

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