FACILITAÇÃO

Happiness radar: Técnica para retrospectivas

Happiness radar: Técnica para retrospectivas
Happiness radar: Técnica para retrospectivas

Nesse artigo irei te apresentar uma técnica muito bacana para ser utilizada em suas retrospectivas, é a happiness radar ou, em português, “radar da felicidade”. A happiness radar é muito útil para iniciar uma retrospectiva, ela ajuda a estreitar (resumir) o contexto da retrospectiva, trazendo mais coerência a mesma. Mas, Kleber, retrospectiva não é só no final de ano? :(. Haha, se você está com uma dúvida similar a essa na cabeça, é por que provavelmente não conhece tão bem o significado de uma retrospectiva dentro de um projeto ágil. Nesse caso, vou te aconselhar a leitura desse artigo aqui. Ele não fala exatamente sobre retrospectivas, na verdade o assunto dele é sprints (iterações), porém, as retrospectivas são citadas e você já irá ter uma pequena noção. Mas, de maneira resumida, retrospectivas são um tipo de reunião onde a equipe reflete sobre o que ocorreu bem ou não na sprint (iteração), discutindo um plano de melhorias para serem aplicadas na próxima. Dessa forma a cada nova sprint a equipe vai aprendendo e melhorando o seu processo de desenvolvimento.

Happiness radar: Passo a passo

Agora, vou te mostrar um passo a passo para aplicar a técnica happiness radar em suas retrospectivas. É bem simples. 🙂

1° Passo

Crie ou desenhe uma tabela com 4 colunas e os seguintes títulos (seguindo a ordem) em cada uma: Rostos, Pessoas, Tecnologias e Processos. Essa tabela deve conter 3 linhas, sendo que a 1° coluna já terá o preenchimento dos rostos: 🙂 (linha 1) 😐 (linha 2) 🙁 (linha 3). Segue um exemplo abaixo de como a tabela deve ficar.

2° Passo

Com a tabela pronta, o facilitador pode pedir para que cada membro vote. Lembrando que são 3 votos por membro, 1 na de pessoas, 1 na de tecnologias e 1 na de processos. Você pode fazer a seguinte pergunta: João, por favor, deixe-nos saber como você se sente em referência a essas 3 áreas (pessoas, tecnologias e processos). João, por sua vez, responderá: Pessoas: 🙂 Tecnologia: 🙁 Processos: 🙁 . O problema de João está sendo com tecnologias e processos. Segue um exemplo da tabela preenchida com o resultado de uma reunião com 5 pessoas.

Perceba que tecnologias e processos receberam mais votos negativos, sendo assim, as atividades seguintes da reunião de retrospectiva serão trabalhadas em cima desses pontos.

3° Passo

Coloque post-its nas colunas para evidenciar as áreas que receberam mais votos com baixos índices de felicidade. Segue imagem abaixo.

Pronto, agora você pode prosseguir com a reunião e procurar a resposta para a seguinte pergunta: O que vai aumentar a felicidade nessas áreas? Para isso, você pode utilizar técnicas como Open the box e Plus, Minus Voting.

Gostou? Então deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

Você pode gostar também