MÉTODOS, PROJETOS, VÍDEOS

Como funciona o Scrum?

Se você está pensando em iniciar uma viagem para o mundo ágil e decidiu escolher o Scrum como companheiro, esse post lhe será bastante útil. O Scrum é um framework para gerenciamento de projetos complexos, sendo um dos métodos ágeis mais populares do mundo. Muitas empresas estão abandonando modelos tradicionais e migrando para o modelo de trabalho proposto pelo Scrum, o que tem possibilitado entregas em menor tempo e com mais valor agregado para o cliente. Porém, muitas pessoas sentem uma dúvida comum ao tentar aplicar o Scrum, a de como ele funciona exatamente, quais seus eventos, artefatos e papéis. Nesse post eu explico como o framework Scrum funciona e quais os pontos mais importantes, trazendo uma visão geral do método.

O Scrum em ação

O Scrum busca entregar resultados de maneira mais rápida e com menor custo, focando em fornecer produtos e serviços que se alinhem as necessidades do cliente. Ao implementar o Scrum em sua organização, é importante que todas as partes envolvidas se concentrem com a ideia de o “cliente em primeiro lugar”. Estando com essa visão bem estabelecida, será possível entregar produtos que realmente impactem os negócios do cliente.

Implementar o Scrum não precisa ser uma coisa assustadora. Claro, o Scrum é sim diferente das abordagens tradicionais para gerenciamento de projetos, mas essa diferença é a principal razão pela qual ele funciona. Como em qualquer tipo de adoção você irá passar por pontos altos e desafiadores, mas os resultados poderão ser bem gratificantes. O Scrum fornece resultados para melhorar suas taxas de sucesso e, ao mesmo tempo, consegue construir equipes mais engajados e com níveis mais altos de satisfação.

É isso, espero que tenha gostado da aula e do Scrum… 😉

Você pode gostar também

  • Flavia Oliveira

    Muito ruim a explicação. Tediosa e confusa. Esta figura parada e de má visualização é péssima.E por favor, não use tanto a palavra “beleza” para se dirigir à pessoas para os quais vc está palestrando. Muito vulgar.

    • Oi Flávia, obrigado pelo seu feedback!

      Desculpe o vídeo não estar ao seu agrado! Iremos melhorar os pontos citados no seu comentário que são, realmente, importantes e relevantes!

      Abraços!

      • Felipe

        Kleber, boa tarde!
        Cara, eu achei sua explicação ótima! Parabéns. Ela está clara, não está confusa! Me perguntei, inclusive, se a Flavia tinha visto o mesmo vídeo que eu(rs). Eu tinha tido um contato breve com informações sobre o scrum e voltei a pesquisar agora. Achei ótima a sua explicação(de verdade)! Vc falou ponto a ponto e não foi chato(não passou nem perto disso). Achei ótimo a figura ‘parada’ enquanto vc explicava porque ai a pessoa que está assistindo ao vídeo enquanto você fala, tem uma visão geral de todo o esquema e vai te acompanhando ponto a ponto na explicação. Isso é muito melhor do que fazer um vídeo todo dinâmico, cheio de imagens e animações que não deixam marcado – como esse vídeo deixa – o que é o quê e a ordem de cada coisa. A imagem parada facilita o entendimento. Pense nisso ao fazer outros vídeos do tipo. E não entendo como a palavra “beleza” pode ser vulgar do jeito que a Flavia comentou… não entendo, sinceramente. Isso não me chamou a atenção. É importante que vc fale da maneira que está acostumado a falar, evitando parecer um robô.. isso torna a comunicação mais próxima e agradável – desde que vc não exagere(eu nem tinha percebido isso, como te falei).
        Abraço!

    • Gabriel Gustavo

      A explicação esta de ótimo agrado, direto ao ponto, algumas dicas sobre o assunto e sem enrolação. Parabéns pelo conteúdo, material valioso..

  • Gostei do vídeo e da explicação. Obrigado!

  • Rone Terto

    Muito bom o vídeo, não vi nada repetitivo, mas sim um tema claro e objetivo. Parabéns pela iniciativa.

  • Sandes

    Ótima explicação, parabéns pela didática!!!!
    Parabéns principalmente por receber criticas com tanta recepção, isso demonstra humildade e profissionalismo!!!
    Algumas criticas nos ajudam a crescer em nossa campo!!! 😉

    Forte abraço,

  • Murilo Barbosa

    Gostei bastante do video e da explicação. Estou começando a ter contato com Ágil e Scrum e a sua explicação já me ajudou.