CULTURA/MINDSET

Como convencer meu chefe a adotar o SCRUM?

Como convencer meu chefe a adotar o SCRUM?
Como convencer meu chefe a adotar o SCRUM?

Suponha que você esteja empolgado para adotar uma metodologia ágil como o SCRUM na sua equipe. Seu chefe não é lá muito fã do Agile, por isso não comprou muito bem a idéia de utilizar métodos ágeis na organização. Então, você decide agendar uma reunião para tenta convencê-lo que o SCRUM é interessante. Você fala para ele que o SCRUM tem curtas iterações, se baseia em auto-organização e é pouco prescritivo. Mas, seu chefe é um grande cabeça dura e não se interessa.

Por quê?

Porque você apenas se concentrou nas características (features) do SCRUM e não nos benefícios. Por exemplo, um médico observa o caso de um paciente após um problema de tendinite e diz que o mesmo deve fazer fisioterapia. Ele diz que a fisioterapia é uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistema. Portanto, será bom freqüentar algumas sessões. Mas, será mesmo que o paciente entendeu a importância das sessões de fisioterapia? Agora, se o medico em vez disso, explicar para o paciente que as sessões fisioterapêuticas podem ajudar no alongamento e fortalecimento do músculo e do tendão, restaurando a habilidade natural dessas estruturas e prevenindo o surgimento de lesões futuras. Sendo assim, sua recuperação será rápida e natural. O paciente se sentirá mais confortável e seguro para aparecer nas sessões.

Um Product Owner ou uma equipe SCRUM estão propensos a cometer erro similar ao trabalharem o product backlog. Em um product backlog é normal colocar itens pequenos o suficiente para caberem em uma sprint, o risco é que itens pequenos são mais propensos a serem características e não benefícios. Quando uma equipe SCRUM torna-se excessivamente focada em recursos, é possível perder de vista os benefícios.

Agora, vamos voltar à tentativa de convencer o seu chefe a deixar sua equipe usar SCRUM. Imagine que você se concentra em falar sobre os benefícios do SCRUM, em vez de suas características. Você fala que a adoção do SCRUM levaria a produtos mais bem-sucedidos, equipes mais produtivas, softwares de alta qualidade, partes interessadas mais satisfeitas, equipes mais felizes, e assim por diante.

Compreende como essa conversa teria sido diferente, do que curtas iterações, auto-organização e prescrição baixa?

Espero que sim…

Você pode gostar também