PRODUTOS

Backlog Grooming: Refinando o Backlog

Backlog Grooming: Refinando o Backlog
Backlog Grooming: Refinando o Backlog

Na casa da minha noiva tem um belo espaço verde ou, se você preferir, jardim. Ele é grande, tem vários tipos de plantas e um lindo gramado. Seria um cenário incrível se não houvesse um pequeno problema. O jardim dá muito trabalho! Quando o devido cuidado não é dado a ele, em pouco tempo, podemos enxergar uma selva privado ao nosso redor. Assim como o jardim, o Product Backlog também vai crescendo com o tempo e também pode se tornar desorganizado e sujo, claro, se a devida atenção não for dada. O Product Backlog precisa de atenção e de cuidados contínuos, afinal, é dentro dele que estão todas as funcionalidades que o produto irá possuir. Foi pensando nesses cuidados que as reuniões de Backlog Grooming foram criadas, através delas o objetivo de garantir que o Product Backlog esteja sempre organizado, pode ser cumprida.

Reuniões de Backlog Grooming

O propósito das reuniões de Backlog Grooming (Refinamento do Backlog) é aprimorar o Product Backlog. Aliás, a palavra Grooming em inglês significa cuidar da aparência, manter limpo e arrumado. Uma reunião de Backlog Grooming deve ser realizada próximo ao final da iteração, garantindo assim, que o Product Backlog esteja sempre pronto para a próxima.

Durante uma reunião de Backlog Grooming, a equipe e o  Product Owner discutem os principais itens do Backlog. Para a equipe é dada a chance de fazer perguntas que normalmente surgem durante o planejamento da iteração, como:

  • O que deve acontecer se o usuário inserir dados errados aqui?
  • Todo usuário vai ter permissão para acessar essa parte do sistema?
  • O que acontece se…?

Ao levantar essas questões na reunião de Backlog Grooming, o Product Owner tem a chance de procurar todas as respostas que não estão na ponta da língua, até o planejamento da próxima iteração (sprint). Se essas perguntas fossem feitas pela primeira vez no planejamento da iteração, talvez, muitas não poderiam ser respondidas, sendo necessário colocar um ou mais itens do Product Backlog de “alta prioridade” para o lado, e não trabalhar neles durante a iteração que se inicia.

Essas perguntas não precisam ser respondidas por completo (com extremos detalhes) em uma reunião de Backlog Grooming. Em vez disso, o Product Owner só precisa responder (resolver) o suficiente para que a equipe se sinta confiante de que aquela estória de usuário pode ser “adequadamente” discutida durante a próxima reunião de planejamento.

Organizar o Backlog Grooming envolve também

Além da chance para a equipe fazer perguntas, a reunião de Backlog Grooming também envolve:

  • A descoberta de novos itens;
  • A alteração de itens existentes;
  • A remoção de itens antigos ou desnecessários;
  • A divisão de estórias muito grandes em épicos ou temas;
  • A priorização dos itens do Product Backlog;
  • Preparar e refinar os itens mais importantes para a próxima reunião de planejamento;
  • Estimar e corrigir estimativas dos itens do Product Backlog (em caso de novas descobertas);
  • Incluir critérios de aceitação;
  • E tudo mais que envolver organização, ordenação e limpeza.

Muitas equipes relatam que as reuniões de planejamento demoram muito. Realizar reuniões de Backlog Grooming pode ser uma forma simples e rápida de tornar o planejamento mais rápido e eficiente.

Quem participa da reunião de Backlog Grooming?

A manutenção e organização do Product Backlog é de responsabilidade do Product Owner, porém, outros membros da equipe podem colaborar nas reuniões de Backlog Grooming. Particularmente, eu não acho que todos os membros da equipe precisam participar das reuniões, acredito que ter cerca da metade da equipe, mais o Prduct Owner e o Scrum Master seja o suficiente. Ken Schwaber sugere a participação de 10% da equipe. Mike Cohn sugere a participação 50% da equipe.

Quando fazer e qual o time-box?

Eu gosto de organizar as reuniões de Backlog Grooming três dias antes do final da iteração atual. Isto dá ao Product Owner tempo suficiente para sanar dúvidas mal resolvidas ou problemas identificados na reunião. Sua equipe pode achar que estão sendo feitas muitas reuniões de Backlog Grooming durante a semana, por isso acredito que fazer uma a cada iteração seja o mais adequado. A duração de uma reunião de Backlog Grooming é de 5% à 10% da iteração, mas a maioria dos times que eu conheço geralmente só gastam cerca de 1-2 horas por iteração.

É isso, espero que tenha entendido a função e importância das reuniões de Backlog Grooming e, principalmente, como executá-las. Até mais! 😉

Você pode gostar também